Livros Didáticos Conseguem Promover a Eficiência do Processamento na Compreensão Leitora?

Autores

  • Lêda Maria Braga Tomitch Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonilda Procailo UNICENTRO-Universidade Estadual do centro-oeste
  • Priscila Fabiane Farias Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ensino de leitura. Processamento de leitura. Processamento eficiente. Cognição.

Resumo

Objetivando investigar se as atividades de leitura propostas no livro didático Way to Go! promovem eficiência no processamento, utilizamos os construtos teóricos propostos na obra de Gagné et al. (1993) e de Daneman e Carpenter (1980) como bases teóricas do presente estudo. Em nossa análise, verificamos que o material didático avaliado dá subsídios ao leitor para antecipação de dificuldades de vocabulário e sugerimos que essas atividades fomentam os subprocessos de decodificação e acesso lexical. A compreensão inferencial é promovida através da integração das informações através de atividades que promovem o engajamento do leitor na relação conhecimento prévio do tópico da leitura e conceitos envolvidos com informações textuais. Porém, orientações sobre o uso de estratégias e monitoramento da compreensão não são exploradas separadamente nas unidades analisadas.

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Biografia do Autor

  • Lêda Maria Braga Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professora titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e do PPG em Inglês da UFSC.
  • Leonilda Procailo, UNICENTRO-Universidade Estadual do centro-oeste
    Professora de Língua Inglesa Unicentro-Univers. Estadual do Centro-oeste Doutoranda do PPG/UFSC- PPGI-inglês: Concentração estudos Linguísticos
  • Priscila Fabiane Farias, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutoranda do PPG/UFSC- PPGI-inglês: Concentração estudos Linguísticos

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Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Livros Didáticos Conseguem Promover a Eficiência do Processamento na Compreensão Leitora?. (2018). Revista Desenredo, 14(1). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/7220