Módulo de reconhecimento do gênero: dissertação-argumentativa do ENEM sob perspectiva interacionista

Autores

  • Ana Carla Barbosa Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luís Fernando Wiltemburg Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Alessandra Dutra Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Givan José Ferreira dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

linguagem, ensino, português.

Resumo

O estudo apresenta reflexões e possibilidades relacionadas ao módulo de reconhecimento do gênero textual na modelização didática do objeto de ensino dissertação-argumentativa no Ensino Médio sob os moldes do gênero apreciados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para tanto, apresenta revisão de literatura que explicita a presentificação do objeto de ensino, correspondente a este módulo de reconhecimento. O percurso epistemológico compreende a concepção interacionista de desenvolvimento humano mediado e observado pela linguagem, a partir dos postulados de Vygotsky e Bakhtin, do interacionismo sócio-discursivo no que tange à transposição didática e a documentos orientadores, como a Matriz de Referência da Redação do Enem e a Cartilha do Participante. Como resultado, apresenta-se proposta metodológica produtiva para professores e estudantes do Ensino Médio sobre o gênero textual dissertativo-argumentativo do ENEM.

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Biografia do Autor

  • Ana Carla Barbosa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias e bacharel em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Norte do Paraná. Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Luís Fernando Wiltemburg Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Licenciado em Língua Portuguesa e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo.
  • Alessandra Dutra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Professora do Departamento de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Londrina. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN
  • Givan José Ferreira dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Doutor em Estudos da Linguagem. Professor do Departamento de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Londrina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN.

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Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Módulo de reconhecimento do gênero: dissertação-argumentativa do ENEM sob perspectiva interacionista. (2018). Revista Desenredo, 14(1). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/7367