A escrita criativa nos cursos de pós-graduação stricto sensu das universidades brasileiras

Autores

  • Marcelo Spalding Perez Pós-doutorando da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Luiz Antonio de Assis Brasil e Silva Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

escrita criativa, ensino de escrita criativa, escrita criativa nas universidades brasileiras

Resumo

Temos visto no Brasil uma demanda crescente por cursos e livros de escrita criativa na última década. Resta,
porém, investigar se essa demanda crescente se reflete em maior presença nas universidades brasileiras,
especificamente nos cursos de pós-graduação strictu sensu, nos quais se dá a maior parte da pesquisa e da
produção de conhecimento no Brasil. Para tal pesquisa, foram analisados 28 programas de pós-graduação com
nota acima de 5 na Avaliação Quadrienal 2017 da Capes. Também se buscou no Banco de Teses e Dissertações
da Capes trabalhos em que a expressão “escrita criativa” aparecesse no título. Ao final, a hipótese inicial de crescimento da presença formal nos cursos de pós-graduação no Brasil foi frustrada, o que pode estar relacionado com a persistente crença de que a escrita é um dom restrito a gênio iluminados.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Spalding Perez, Pós-doutorando da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-doutorando da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

  • Luiz Antonio de Assis Brasil e Silva, Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUCRS. Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2018-09-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A escrita criativa nos cursos de pós-graduação stricto sensu das universidades brasileiras. (2018). Revista Desenredo, 14(2), 207-220. https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/7864