A semântica argumentativa como base para análise de redações de vestibular

Autores

  • Cristiane Dall' Cortivo-Lebler Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Cristiano Sandim Paschoal Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Argumentação. Redação. Blocos semânticos.

Resumo

Este artigo visa a analisar a abordagem e o desenvolvimento do tema em redações produzidas por vestibulandos de uma universidade do Rio Grande do Sul. Fundamentou-se, para a devida análise, na Teoria da Argumentação na Língua, desenvolvida pelo semanticista Oswald Ducrot e seus colaboradores, cujo pensamento principal que a norteia é de que a linguagem é essencialmente argumentativa. Concluiu-se, a partir da análise de um corpus de 40 redações, que o uso de conectores linguísticos é primordial para um bom desempenho textual e que é premente a necessidade de uma melhor aproximação entre teoria linguística e ensino para que se possibilite a alunos e futuros vestibulandos construírem sentido no texto a partir do linguístico, bem como maior entendimento de todos os aspectos que circundam o universo textual.

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Biografia do Autor

  • Cristiane Dall' Cortivo-Lebler, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Doutora em Letras pela PUCRS. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras e do Departamento de
    Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul.

  • Cristiano Sandim Paschoal, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Acadêmico do curso de Letras Espanhol da Universidade de Santa Cruz do Sul. Bolsista CNPq.

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Publicado

2018-09-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A semântica argumentativa como base para análise de redações de vestibular. (2018). Revista Desenredo, 14(2), 235-254. https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/7959