Leitura e escrita em fanfic: deslocamentos do leitor ao jogador

Autores

  • Maria de Lourdes Rossi Remenche Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Mérie Ellen Weber Oliveira, Mestranda Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Letramentos, Multiletramentos, Cibercultura, Fanfic

Resumo

A contemporaneidade é marcada por transformações relacionas não só aos diferentes setores da sociedade, mas também ao modo como os sujeitos interagem na cibercultura e produzem sentidos. Nessa perspectiva, as práticas de leitura e escrita se deslocaram e ganharam novos contornos e possibilidades. Considerando esse contexto, este artigo busca analisar alguns deslocamentos do leitor possibilitados pelas novas mídias. A partir de uma metodologia qualitativo-interpretativista e ancorada nas ideias do Grupo de Nova Londres para discutir os multiletramentos, a análise do gênero fanfic revela que as dimensões propostas pelos teóricos dos multiletramentos para compreender as novas mídias – o agenciamento, a divergência, a multimodalidade e a conceitualização – estão presentes de modo ainda sutil nas fanfics.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mérie Ellen Weber Oliveira, Mestranda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Mestranda em Estudos de Linguagens no PPGEL - UTFPR, campus Curitiba, Licenciada em Letras Português-Inglês (UTFPR). Graduada em Comunicação Institucional (UTFPR). Integrante do GRUPLA (Grupo de Estudo em Linguística Aplicada, e Intermidialidade da UTFPR.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Como Citar

Leitura e escrita em fanfic: deslocamentos do leitor ao jogador. (2019). Revista Desenredo, 15(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/8887