A figura da bruxa sob a perspectiva teórica de René Girard, na poesia de Amanda Lovelace

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v17i3.11214

Palavras-chave:

Bruxa, Mitologia, Feminismo, Mito e desejo mimético, Amanda Lovelace

Resumo

Este artigo aborda a figura da bruxa na literatura e sua presença nos poemas do título A bruxa não vai para a fogueira neste livro, de Amanda Lovelace. Partimos de um breve panorama dos estudos de Joseph Campbell, focando, em seguida, os conceitos de poder como objeto de desejo e a teoria do desejo mimético de René Girard. Apresentamos dados históricos e a origem etimológica do termo bruxa, importantes para a interpretação em foco, no qual o poder desejado é aquele de controle do fogo destruidor, em oposição ao fogo transformador, também presente na base dos mitos das deusas-bruxas. Finalmente, procedemos à análise da temática feminista dos poemas e os parâmetros que nos apontam o bode expiatório, surgido na linha traçada entre a bruxa das fogueiras da Inquisição e o gênero masculino na atualidade, representado metaforicamente nos poemas como “o cara dos fósforos”.

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Biografia do Autor

  • Roseli Hirasike, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Graduada em Letras, tradutor e intérprete / inglês, pelo Centro Universitário Ibero-Americano (1989) e em Direito pela Universidade de Guarulhos (1996). Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Tema da dissertação: O feminino revelado em Clarice Lispector. Atualmente ministra cursos livres de Introdução à Mitologia e Mitos na Literatura e participa do Grupo de Pesquisa inscrito no Diretório dos Grupos CNPq - Categorias da Narrativa, na PUC-SP, sob a Coordenação da Profa. Vera Bastazin.

  • Vera Lúcia Bastazin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Possui graduação em Língua e Literatura Francesas e Língua e Literatura Portuguesas; Mestrado e Doutorado em Comunicação e Semiótica/ Literatura, pela PUC/SP, onde atualmente é Professora-Associada. Participou nessa mesma Universidade, da fundação do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária (Mestrado e Doutorado), do qual foi coordenadora por quatro gestões. Ministra aulas nos cursos de Graduação em Letras e do Programa de Pós-graduação em Literatura e Crítica Literária. Sua atuação ocorre nas áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada - destacadamente Literatura Brasileira e Portuguesa. Realizou estágio Pós-Doutoral, com Bolsa FAPESP, na Universidade do Minho, em Braga, sob a supervisão do Prof. Dr. Vitor Manoel de Aguiar e Silva. Suas pesquisas estão centradas no romance contemporâneo. Participou da Diretoria da ABRALIC (2007-08) e da Diretoria da ANPOLL (2015-16). Publicou, nos últimos anos "Mito e Poética na Literatura Contemporânea - um estudo sobre José Saramago". Ateliê Editorial, 2006, 2.ª edição/2019 (no Prelo). Em 2007, como resultado de pesquisa desenvolvida com professores de Filosofia, História e Literatura, lançou "Literatura Infantil e Juvenil: uma proposta interdisciplinar". Editora Articulação Universidade/Escola; em 2011, "Poesia Contemporânea; Brasil/Portugal". São Paulo: EDUC/ CAPES; e, em 2017, "Literatura e Ensino: territórios em diálogo". São Paulo, EDUC/Capes . Possui, também, vários ensaios, artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. É líder do Grupo de Pesquisa "Categorias da Narrativa", inscrito no Diretório do Grupos de Pesquisa do Brasil/ CNPq, desde 2008.

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

A figura da bruxa sob a perspectiva teórica de René Girard, na poesia de Amanda Lovelace. (2021). Revista Desenredo, 17(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i3.11214