A mediação pedagógica e o programa de escrita inventada na alfabetização de jovens e adultos

Autores

  • Francisca Izabel Pereira Maciel CEALE/FAE/UFMG
  • Juliane Gomes de Oliveira Professora da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v17i01.11393

Palavras-chave:

Mediação Pedagógica, Programa de escrita inventada, Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

A presente investigação insere-se no quadro teórico dos estudos sociointeracionistas e da pesquisa colaborativa e tem como objetivo analisar as estratégias de mediação pedagógica nas produções escritas de grupos de alunos jovens e adultos em processo de alfabetização. Foram realizadas análise e categorização das mediações ocorridas ao longo do programa de intervenção na escrita inventada (PEI) em diálogo com pesquisas desenvolvidas em Portugal e no Brasil. A pesquisa com escrita inventada é definida como uma ação que gera transformações no pensamento do alfabetizando, visto que mobiliza a sua atenção para as pautas sonoras das palavras e para a forma como pode registrá-las, e pode favorecer o processo de reflexão metalinguística implicado na aprendizagem inicial da língua escrita. O conjunto dessas interações com os sujeitos adultos demonstrou que o exercício da escrita colaborativa pode desenvolver o processo de reflexões coletivas e individuais para o desenvolvimento na apreensão da língua escrita.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-12-19

Como Citar

A mediação pedagógica e o programa de escrita inventada na alfabetização de jovens e adultos. (2020). Revista Desenredo, 17(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i01.11393