A intermediação sensível e a ética discursiva no processo de letramento acadêmico em contexto de educação à distância

Autores

Palavras-chave:

letramento acadêmico, intermediação sensível, ética discursiva, formação docente

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem de professores/as em formação inicial dentro das discussões sobre o letramento acadêmico. Utilizando pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada, adotamos a perspectiva interpretativista de pesquisa para analisar momentos presenciais e a distância das interações entre professor e discentes no fórum de discussões e em aulas presenciais de um componente curricular ofertado no primeiro semestre do curso de Letras/Português de um Instituto Federal. Após as análises, concluímos que os acontecimentos observados estão relacionados à condução da aula (em momentos presenciais e não presenciais) não condizente a um processo de letramento acadêmico efetivo e significativo. Para o desenvolvimento de uma prática mais efetiva, concluímos que deveria ocorrer uma prática pedagógica de intermediação sensível, associada a produção numa perspectiva de ética discursiva, para que os/as futuros/as professores/as pudessem atuar atendendo à demanda de uma formação mais autônoma e crítica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antônio Carlos Santos de Lima, Instituto Federal de Alagoas

    Possui graduação em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). É mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras (FALE) da UFAL. É doutor pelo mesmo Programa (PPGLL/FALE/UFAL) no qual desenvolveu pesquisa sobre letramento acadêmico em cursos de Letras-Português a Distância do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Atua como professor de Língua Portuguesa e Leitura e Produção de Textos no Ensino Médio e na graduação, respectivamente. Na pós-graduação (lato sensu), atua na área de Linguística Aplicada, com ênfase em ensino de leitura, letramento e formação de professores de línguas. Coordena o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito do IFAL e lidera o Grupo de Pesquisa: Educação, Empreendedorismo, Letramento e Tecnologia CNPq/IFAL.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

A intermediação sensível e a ética discursiva no processo de letramento acadêmico em contexto de educação à distância. (2020). Revista Desenredo, 16(3). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/11493