Literatura, linguagem e letramento: A criança aprendendo a ser protagonista de sua história

The child learning to be the protagonist of his story

Autores

  • Jéssica Maís Antunes Feevale/Mestranda
  • Marinês Andrea Kunz
  • Rosemari Lorenz Martins

Palavras-chave:

Linguagem, Literatura, Letramento emergente

Resumo

Esta pesquisa tem como tema o desenvolvimento da linguagem de crianças de 3 e 4 anos, a partir  de uma proposta pedagógica voltada para o trabalho com literatura infantil, tendo como objetivo verificar em que medida as atividades literárias contribuem para o letramento emergente dessas crianças, no contexto da aplicação de um projeto de leitura com texto literário. Ao final da pesquisa, os alunos demonstraram que estavam com habilidades de linguagem oral mais consolidadas, ampliaram seus vocabulários, melhoraram suas construções narrativas, demonstraram grande interesse em propostas literárias, passaram de ouvintes para contadores de histórias e adquiriram conhecimentos sobre o mundo da escrita.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

Literatura, linguagem e letramento: A criança aprendendo a ser protagonista de sua história: The child learning to be the protagonist of his story. (2020). Revista Desenredo, 16(3). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/11495