Mediadores e literatura para crianças

Autores

  • Dagoberto Buim Arena UNESP, câmpus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v17i01.11554

Palavras-chave:

literatura infantil, mediador, signo ideológico, fato social

Resumo

No campo da literatura para crianças, o lugar ocupado pelos adultos é considerado como o do mediador. O objetivo deste ensaio é reafirmar que esse lugar pertence aos signos e, para isso, recupera o conceito de signo ideológico em Volochinov (1895-1936), a formação do psiquismo e a função mediadora dos signos em Vigotski (1896-1934) e o conceito precursor de mediadores em Sorokin (1889-1968). A tese a ser defendida considera os homens como seres humanos em relação mediada por signos organizados em gêneros, que compõem o campo da literatura para crianças. A conclusão aponta que as atitudes humanas, ao lidar com a literatura, podem vir a ser signos e que somente neste aspecto é que o homem pode fazer parte de um conjunto sígnico mediador.

 

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Publicado

2021-03-11

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