Quem é o sujeito no ESPELHO da gramática?
Palavras-chave:
Língua. Escola. Sujeito. Ideologia.Resumo
Este artigo aborda, com base nos fundamentos teóricos da análise de discurso com filiação em Pêcheux, questões sobre o sujeito. Tem como objetivo questionar o ensino de língua portuguesa voltado para a completude, como é o caso do ensino de gramática. De um lado, temos um sujeito centrado, passível de classificações e, de outro, controlado pela língua, pela escola. Para atingir esse objetivo analisa- se uma tira jornalística levando em consideração as condições de produção, a historicidade. Nessa análise uma questão desponta, aquela que reporta à relação estrutura e acontecimento, o que remete a diferentes posições-sujeito sobre a reprodução do mesmo. Ainda, ao analisar como ocorre a divisão de trabalho e os efeitos ideológicos, a escola é um dos lugares de produção e de reprodução de saberes acerca da língua. Observamos também a constituição do sujeito na trama discursiva evidenciando efeitos de sentido múltiplos.Downloads
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