Retalhos de comoção: o acontecimento estésico em Inspiração de Mário de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v18i1.13115Palavras-chave:
Percurso gerativo de sentido, Acontecimento estésico, Plano de expressão, Mário de Andrade, Semana de Arte ModernaResumo
Neste trabalho, analisamos o poema Inspiração, de Mário de Andrade, integrante de Paulicéia Desvairada (1921), considerada a primeira obra essencialmente moderna do escritor. Com base no instrumental teórico da semiótica francesa, nosso objetivo é apreender a construção dos sentidos do poema, que se constitui como um acontecimento estésico. Nessa perspectiva, observamos a relação sensorial entre o sujeito poético e o objeto ‘São Paulo’, a ruptura de isotopia e as homologações estabelecidas entre categorias da expressão e de conteúdo do texto, a partir do conceito de semissimbolismo. Partimos da premissa de que o poema “Inspiração”, lido durante a Semana de Arte Moderna, e em sua singularidade, contribuiu para que o Modernismo, enquanto movimento de ruptura em relação a valores artísticos e literários convencionais e acadêmicos, vigentes à época, de maneira estética e ética, pode ser concebido como um “belo gesto”.
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