Para uma praxiologia da esperança: ensino língua portuguesa no contexto tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13663

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Praxiologia da esperança, Educação linguística crítica, Covid-19, Novo normal

Resumo

O artigo discute algumas obras de Paulo Freire em relação aos estudos da linguagem. Trata-se de uma proposta de repensar a prática educativa por meio de praxiologias decoloniais, uma praxiologia da esperança, em que se privilegie uma educação linguística crítica, no ensino de Língua Portuguesa, em contexto tecnológico. Essa pesquisa, intitulada “Educação Profissional e Tecnológica e ensino de Língua Portuguesa (LP) em tempo de crise: perspectivas, interfaces e desafios para uma Educação Humanizadora”, é resultado de uma investigação e fundamenta-se numa perspectiva decolonial e freiriana à luz da Linguística Aplicada Crítica (CALVET, 2007; PENNYCOOK, 2006; PENNYCOOK; MAKONI, 2020; RAJAGOPALAN, 2003, 2013), e à Pedagogia Crítica (FREIRE, 1967, 1987, 1992, 1994, 1997), além de documentos oficiais: Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional e Tecnológica (BRASIL, 2021), Constituição de 1988 (BRASIL. Constituição (1988/2021), LDB/71 (BRASIL, 1971), LDB/2017 (BRASIL. LDB. 1996/2017) e Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2007).

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Biografia do Autor

  • Kleber Aparecido Silva, Universidade de Brasília (UnB) Penn State University (PSU)

    Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP; em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, PUC-SP; em Linguística, UFSC. Pós-doutorando em Estudos Linguísticos, UFMG; Linguística Aplicada, Pennylvania State University/EUA. Doutorado em Estudos Linguísticos pela UNESP (São José do Rio Preto). Professor associado 1 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). Estágio supervisionado em pós-doutorado pela Penn State University (PSU).

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Publicado

2022-06-21

Como Citar

Para uma praxiologia da esperança: ensino língua portuguesa no contexto tecnológico. (2022). Revista Desenredo, 18(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13663