Um olhar praxiológico sobre o ensino de línguas na educação superior, a partir de questões culturais, em um contexto pandêmico

Autores

  • Elaine Maria Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13751

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Cultura, Educação Superior, Ensino remoto emergencial

Resumo

Durante o ensino remoto emergencial, decorrente da pandemia de Covid19, foram necessárias reorganizações nas metodologias e no conteúdo programático adotado tanto na educação básica quanto no ensino superior. Diante desse cenário, o presente artigo tem como objetivo analisar os resultados obtidos com uma disciplina teórica do curso de Letras Português-Inglês, destinada a discutir questões relacionadas à cultura e identidade. Foram destacados os percalços enfrentados em decorrência da pandemia e as necessidades de ajustes da ementa. Assim, ao utilizar os pressupostos da pesquisa-ação, foi possível analisar os dados coletados com um questionário e atividades assíncronas empregadas, de modo que, com as reflexões propostas, foi possível observar como, mesmo em um cenário educacional descrito como desmotivante, os(as) alunos(as) atestaram terem desenvolvido uma postura mais crítica reflexiva sobre essa temática, em busca de atitudes decoloniais, quando expostos(as) a contextos nos quais o norte global se coloca como detentor dos padrões a serem seguidos.

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Um olhar praxiológico sobre o ensino de línguas na educação superior, a partir de questões culturais, em um contexto pandêmico. (2022). Revista Desenredo, 18(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13751