Saussure na Era da IA: Modelagem semântica de Word Embeddings à luz da Teoria do Valor (TdV)
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v20i3.16461Palavras-chave:
Saussure, Word Embeddings, Teoria do Valor, Linguística Computacional, Processamento de Linguagem Natural, Semântica Vetorial, Semântica DistributivaResumo
Este estudo explora a relação entre a Teoria do Valor (TdV) de Ferdinand de Saussure e a modelagem semântica dos Word Embeddings (WE), especialmente através da Semântica Distribucional (SD). Neste trabalho, propomos analisar alguns frameworks de embeddings de palavras gerados pelo modelo Word2Vec, buscando possíveis articulações entre a TdV e a captura de significados em modelos de linguagem baseados na Semântica Distribucional. Partindo da hipótese de que a noção de valor em Saussure reside nas relações de semelhança e dessemelhança entre um signo e sua totalidade sistêmica, objetivamos demonstrar que este mesmo princípio em torno do valor linguístico parece também estar presente na Semântica Distribucional, preconizada pelos linguistas Z. Harris, nos EUA, e J. R. Firth, na Inglaterra, em meados da década de 50. Nesse sentido, apresentamos alguns indícios de que, tal qual Saussure, a SD também parte das relações do sistema para propor uma teoria da significação na língua. Essa teoria, por sua vez, tem sido amplamente aplicada no Processamento de Linguagem Natural para a modelagem semântica de WE, o que possibilita discussões acerca da possível pertinência do saussurianismo para o desenvolvimento de novas técnicas de PLN no século XXI.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.