Formação de grupos em ciências da linguagem: o caso do Grupo de Pesquisa Ferdinand de Saussure

Autores

  • Ítalo de Freita Almeida Universidade de São Paulo
  • Jomson Teixeira da Silva Valoz Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v20i3.16487

Palavras-chave:

Grupo de Pesquisa Ferdinand de Saussure, Formação de grupos, Historiografia Linguística brasileira, Ciências da linguagem, Ferdinand de Saussure

Resumo

Esta pesquisa se situa no campo da Historiografia Linguística brasileira (Altman, 2021) e teve como objetivo descrever os processos de formação do Grupo de Pesquisa Ferdinand de Saussure. A base documental da pesquisa historiográfica (Swiggers, 2013) foi constituída por pesquisas de mestrado e de doutorado, projetos de pesquisa, livro, artigo publicado em um periódico e textos resultantes de comunicação, produzidos pelos membros do grupo. Para analisar o contexto de emergência que propiciou a formação do grupo, foi analisado o clima de opinião (Koerner, 2014) e as tarefas de liderança organizacional e a liderança intelectual foram investigadas como índices de desenvolvimento de grupos científicos (Murray, 1994). Os objetos de investigação privilegiados pelos membros do grupo se caracterizam como produções de natureza teórica em torno do texto saussuriano através do cotejo entre fontes manuscritas e o Curso de linguística geral (Saussure, 1970). A formação do Grupo de Pesquisa Ferdinand de Saussure parece ter sido determinante para a consolidação dos Estudos Saussurianos como especialidade teórica em ciências da linguagem, no Brasil, alinhando-se, portanto, ao modelo funcional de reconhecimento institucional de grupos científicos (Murray, 1994).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ítalo de Freita Almeida, Universidade de São Paulo

    Cursa o Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de São Paulo e é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui Mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2023) e Licenciatura em Letras - Português pela Universidade Federal de Alagoas (2020). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) por três ciclos (2017-2020) com projeto na área de Linguística. É membro dos seguintes grupos de pesquisa: Centro de Documentação em Historiografia da Linguística (CEDOCH-DL-USP); GT Estudos Saussurianos - Associação Nacional de Pós graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL); Grupo de Pesquisa Ferdinand de Saussure (GP_FdS/CNPq/UFU) e Grupo de Pesquisa Línguas Brasileiras: análise, aquisição e ensino (UFAL).  Desenvolve pesquisa sobre os processos históricos envolvidos na recepção da abordagem de Ferdinand de Saussure na pesquisa linguística brasileira entre os séculos XX e XXI.

  • Jomson Teixeira da Silva Valoz, Universidade de Pernambuco

    Professor Adjunto de Linguística e Práticas de Ensino na Universidade de Pernambuco (UPE), campus Garanhuns. Realizou estágio de Pós-doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor permanente do Mestrado Profissional em Letras na UPE, campus Garanhuns.

Downloads

Publicado

2024-12-04

Como Citar

Formação de grupos em ciências da linguagem: o caso do Grupo de Pesquisa Ferdinand de Saussure . (2024). Revista Desenredo, 20(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v20i3.16487