Formação de grupos em ciências da linguagem: o caso do Grupo de Pesquisa Ferdinand de Saussure
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v20i3.16487Palavras-chave:
Grupo de Pesquisa Ferdinand de Saussure, Formação de grupos, Historiografia Linguística brasileira, Ciências da linguagem, Ferdinand de SaussureResumo
Esta pesquisa se situa no campo da Historiografia Linguística brasileira (Altman, 2021) e teve como objetivo descrever os processos de formação do Grupo de Pesquisa Ferdinand de Saussure. A base documental da pesquisa historiográfica (Swiggers, 2013) foi constituída por pesquisas de mestrado e de doutorado, projetos de pesquisa, livro, artigo publicado em um periódico e textos resultantes de comunicação, produzidos pelos membros do grupo. Para analisar o contexto de emergência que propiciou a formação do grupo, foi analisado o clima de opinião (Koerner, 2014) e as tarefas de liderança organizacional e a liderança intelectual foram investigadas como índices de desenvolvimento de grupos científicos (Murray, 1994). Os objetos de investigação privilegiados pelos membros do grupo se caracterizam como produções de natureza teórica em torno do texto saussuriano através do cotejo entre fontes manuscritas e o Curso de linguística geral (Saussure, 1970). A formação do Grupo de Pesquisa Ferdinand de Saussure parece ter sido determinante para a consolidação dos Estudos Saussurianos como especialidade teórica em ciências da linguagem, no Brasil, alinhando-se, portanto, ao modelo funcional de reconhecimento institucional de grupos científicos (Murray, 1994).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.