A produção editorial em torno de Saussure no Brasil: dossiês e revistas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v20i3.16510Palavras-chave:
História saussuriana no Brasil, Inventário da produção saussuriana, Fortuna saussuriana, Legado de Saussure, Recepção de Saussure no BrasilResumo
Com o objetivo de traçar um panorama da leitura e recepção da obra de Ferdinand de Saussure no Brasil, realizamos uma exaustiva investigação na web, percorrendo dossiers e revistas, em que coletamos trabalhos sobre a reflexão e/ou sobre a obra de Saussure. Nos dossiers, a busca foi feita pela temática e título e, nas revistas, além da temática e título dos números que tratam especificamente de Saussure, a busca também foi feita por artigos e resenhas, cujos títulos ou palavras-chave remetem a Saussure e que foram publicados de maneira esparsa, em chamadas de temáticas diversas. Esta busca não foi apenas quantitativa, ainda que os números sejam um forte indicativo da presença de Saussure nos estudos e pesquisas brasileiros. Avaliamos também, em cada um dos trabalhos, quais as temáticas saussurianas tratadas e quais os perfis dos trabalhos, partindo da suposição de que se poderiam identificar pelo menos três categorias: os mais voltados a uma didatização, os que contém uma reflexão de pesquisa acadêmica e os que se voltam a um estudo mais filológico. Para completar esse diagnóstico da leitura e recepção de Saussure no que tange às publicações de dossiers e revistas, registramos também os nomes dos periódicos, bem como os anos e locais de publicação. Acreditamos que com os resultados e análise desses dados, podemos contribuir para um inventário daquilo que se produz, divulga e ensina em torno da obra de Saussure no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.