Argumentação e formação/gestão de educadores no quadro da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural

Autores

  • Fernanda Liberali
  • Valdite Pereira Fuga

Resumo

Este artigo discute a argumentação no quadro teórico metodológico da Teoria da Atividade Sócio-Histórico- -Cultural (VYGOTSKY, 1934; LEONTIEV, 1977) que tem embasado as pesquisas do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto. Nessa perspectiva, a argumentação é compreendida como central para o desenvolvimento de uma visão criativa e colaborativa da atividade escolar. Ainda, pode ser entendida como responsável pela expansão e/ou restrição dos objetos que serão intencionalmente buscados para alcançar necessidades de uma totalidade interdependente. A discussão incide sobre uma intervenção crítico-colaborativo junto a gestores de uma secretaria de educação municipal, cujo foco se centrou nas diferentes dimensões do conceito de gestão. Para tal, o artigo se pauta em categorias argumentativas a partir de uma perspectiva proposta por Liberali (2011a,b) centralizando os aspectos enunciativo-discursivo-linguísticos. Palavras-chave: Argumentação. Atividade. Colaboração. Criatividade.

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Como Citar

Argumentação e formação/gestão de educadores no quadro da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural. (2013). Revista Desenredo, 8(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/2919