O movimento disciplinar sobre os estudos do discurso, no contexto brasileiro, a partir dos anos 1980

Autores

  • Amanda Eloína Scherer Professora Associada do DLCL, pesquisadora do Laboratório Corpus, Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Verli Petri Professora Adjunta do DLV, pesquisadora do Laboratório Corpus, Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria.

Palavras-chave:

Historicização. Disciplinarização. Análise do discurso. Político. Crítica.

Resumo

Este artigo explicita como as palavras “discours” e “discourse” podem fundar um campo disciplinar brasileiro a partir da problemática sobre a historicização das ideias linguísticas em nível nacional. O que estamos apresentando aqui são as condições de produção do seu próprio desenvolvimento institucional e os meios políticos para sua constituição. De fato, o objetivo principal é entender como a análise do discurso toma formas próprias e torna-se uma disciplina como um todo, mas se dividindo em AD, ACD ou ADC. Nossa análise leva em conta que há uma rede que se estabelece nas relações institucionais, dando corpo ao impacto do mundo exterior sobre a evolução da teoria mesmo do discurso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-03-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O movimento disciplinar sobre os estudos do discurso, no contexto brasileiro, a partir dos anos 1980. (2014). Revista Desenredo, 9(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/3848

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)