Delírios da língua: considerações acerca da obra Tutaméia, de Guimarães Rosa – um encontro com Gilles Deleuze

Autores

  • Alex Fabiano Correia Jardim
  • Samantha Pires dos Santos

Palavras-chave:

Literatura. Obra de arte. Filosofia. Bloco de sensação.

Resumo

Pretendemos abordar Tutaméia, de Guimarães Rosa, enquanto obra de arte. Para isso, perguntamos: o que torna um livro uma obra de arte? Nesse itinerário, abordaremos o pensamento de Gilles Deleuze como principal referência. Se a literatura interessa-se pela filosofia, se o próprio Guimarães Rosa, no prefácio “Aletria e hermenêutica”, extrapola o limite da produção artística em direção a uma propositura conceitual do fazer literário, também a filosofia interessa-se pela literatura, quer porque dela espere um engajamento em certo sistema de pensamento, quer por que encontre o refúgio de todos os sistemas. Deleuze coloca a arte ao lado da filosofia e da ciência como os três modos fundamentais do pensamento. A cada uma dessas caberia uma relação própria, um devir próprio, um modo diverso de relacionar acontecimentos e estados-de-coisas, correspondendo à arte o papel de “incorporar” acontecimentos, tornar acontecimentos “blocos de sensação”. Nesse sentido, as considerações, portanto, que deixam entrever uma compreensão do último livro de Rosa, o qual, por algumas vezes, recorre a elementos intertextuais, não deixam de ser uma compreensão eminentemente intratextual, uma perspectiva do livro pelo livro que se recusa a buscar na figura do autor-pessoa, ou em categorias tomadas de empréstimo à psicologia, à psicanálise, à sociologia ou a qualquer outra ciência, os elementos necessários à sua sustentação. Buscaremos, com isso, uma compreensão, e, ao mesmo tempo, deixar abertas as múltiplas perspectivas sobre a obra, uma vez que é próprio dessa compreensão perspectivista manter o livro aberto, como infinitude da narrativa.

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Publicado

2014-03-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Delírios da língua: considerações acerca da obra Tutaméia, de Guimarães Rosa – um encontro com Gilles Deleuze. (2014). Revista Desenredo, 9(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/3850