A leitura na sala de aula: ainda um desafio

Autores

  • Guaraciaba Micheletti
  • Alessandra Ferreira Ignez

Palavras-chave:

Leitura. Ensino. Letramento. Texto literário.

Resumo

Este artigo procura refletir sobre o lugar da leitura no ensino da língua portuguesa, as relações com a alfabetização e com o letramento a partir da Análise do Discurso, das teorias sobre os gêneros e sobre a leitura. Embora os estudos relacionados aos discursos, textos e gêneros tenham avançado significativamente, auxiliando a abordagem pedagógica da leitura, não atingimos, ainda, um estágio em que a maioria dos egressos do ensino fundamental e médio tenham um bom desempenho leitor. A par dessas reflexões, insistimos em algumas sugestões para o estudo do texto literário, lembrando que, de modo geral, esse apresenta dificuldades maiores para a compreensão e interpretação. Nossas sugestões são por enfoques temáticos e comparativos o que pode conduzir ao trabalho com temas transversais e até mesmo com a interdisciplinaridade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar