A leitura na sala de aula: ainda um desafio
Palavras-chave:
Leitura. Ensino. Letramento. Texto literário.Resumo
Este artigo procura refletir sobre o lugar da leitura no ensino da língua portuguesa, as relações com a alfabetização e com o letramento a partir da Análise do Discurso, das teorias sobre os gêneros e sobre a leitura. Embora os estudos relacionados aos discursos, textos e gêneros tenham avançado significativamente, auxiliando a abordagem pedagógica da leitura, não atingimos, ainda, um estágio em que a maioria dos egressos do ensino fundamental e médio tenham um bom desempenho leitor. A par dessas reflexões, insistimos em algumas sugestões para o estudo do texto literário, lembrando que, de modo geral, esse apresenta dificuldades maiores para a compreensão e interpretação. Nossas sugestões são por enfoques temáticos e comparativos o que pode conduzir ao trabalho com temas transversais e até mesmo com a interdisciplinaridade.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.