O letramento acadêmico na formação continuada: constituição de autoria e construção de identidades

Autores

  • Dorotea Frank Kersch

Palavras-chave:

Letramento do professor. Artigo científico. Identidade. Formação continuada.

Resumo

O professor de língua portuguesa tem seu dia a dia marcado pelo trabalho com textos de diferentes gêneros; porém, são poucas as práticas sociais de que participa que o levem a consumir ou produzir textos acadêmicos. Neste artigo, refletimos a respeito do processo de letramento acadêmico de duas professoras, que participaram de uma formação continuada, a qual ajudamos a coordenar. No âmbito dessa formação, foram desafiadas a produzir um artigo científico em que refletissem sobre sua prática. Analisam-se os dados gerados em uma reunião de discussão dos textos produzidos pelas professoras, bem como esses textos. Os resultados mostram que, ainda que as professoras não dominassem o gênero, o espaço de discussão que se abriu, com orientações para a reescrita, contribuiu para que elas se engajassem de forma efetiva na tarefa e conseguissem produzir o artigo, assumindo-se como autoras e construindo nova identidade, a de pesquisadora.

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Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O letramento acadêmico na formação continuada: constituição de autoria e construção de identidades. (2014). Revista Desenredo, 10(1). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/4096