Multimodalidade e letramento: análise da propaganda Carrossel

Autores

  • Sônia Maria de Oliveira Pimenta
  • Denise Giarola Maia

Palavras-chave:

Semiótica social. Multimodalidade. Letramento. Propaganda.

Resumo

Neste artigo, fazemos uma análise dos recursos semióticos da propaganda Carrossel de uma campanha de inclusão social do portador da Síndrome de Down do Instituto MetaSocial. O vídeo foi divulgado na mídia televisiva em 1998, durante o horário comercial da Rede Globo. Para isso, fundamentamos nossa análise na Teoria Multimodal da Semiótica Social mais especificamente nos trabalhos de Kress (2010), Kress e van Leeuwen (2001, 2006), van Leeuwen (2005, 2006, 2006b) e Street, Pahl e Rowsell (2011), através dos quais descrevemos e interpretamos os recursos semióticos utilizados na propaganda e a relação da imagem em movimento com outros modos com os quais ela interage para a criação da identidade do portador de Down como uma pessoa “normal” e que deve ser respeitada, ressaltando assim a necessidade cada vez mais urgente de um letramento multimodal para a compreensão e estudo dos mais diversos gêneros discursivos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Multimodalidade e letramento: análise da propaganda Carrossel. (2014). Revista Desenredo, 10(1). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/4100