Multiletramentos na produção e circulação de rap no YouTube: uma possibilidade de atividade no ensino de leitura e produção textual da educação básica

Autores

  • Ananda Veloso Amorim Oliveira
  • Catarina de Sena Sirqueira M. Costa

Palavras-chave:

Multiletramentos. Ensino de leitura e escrita. Gênero rap. YouTube.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir resultados de uma pesquisa que envolve o gênero rap e sua divulgação no YouTube, com a finalidade de analisar os multiletramentos que subjazem a produção e circulação de três composições de rap do grupo de Hip Hop A Irmandade, de Teresina-PI, além disso, descrever as práticas multiletradas; identificar os propósitos comunicativos dos raps; interpretar as significações expressas nos raps e definir o contexto de produção dos vídeos. Para tanto, utilizamos Rojo (2009, 2013);Rojo; Moura (2012); Souza (2011); Miller (2012) e Alves Filho (2011). Identificamos que o gênero rap e seu meio de circulação possibilitam a disseminação de culturas e letramentos ainda marginalizados na escola, embora seja um gênero vivenciado pelos jovens do ensino médio e também do fundamental, bem como atende a diversos propósitos comunicativos, o que nos remete à reflexão da necessidade e relevância de considerar e, consequentemente, inserir esse gênero nas atividades pedagógicas em sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Multiletramentos na produção e circulação de rap no YouTube: uma possibilidade de atividade no ensino de leitura e produção textual da educação básica. (2014). Revista Desenredo, 10(1). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/4102