Multiletramentos na produção e circulação de rap no YouTube: uma possibilidade de atividade no ensino de leitura e produção textual da educação básica
Palavras-chave:
Multiletramentos. Ensino de leitura e escrita. Gênero rap. YouTube.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir resultados de uma pesquisa que envolve o gênero rap e sua divulgação no YouTube, com a finalidade de analisar os multiletramentos que subjazem a produção e circulação de três composições de rap do grupo de Hip Hop A Irmandade, de Teresina-PI, além disso, descrever as práticas multiletradas; identificar os propósitos comunicativos dos raps; interpretar as significações expressas nos raps e definir o contexto de produção dos vídeos. Para tanto, utilizamos Rojo (2009, 2013);Rojo; Moura (2012); Souza (2011); Miller (2012) e Alves Filho (2011). Identificamos que o gênero rap e seu meio de circulação possibilitam a disseminação de culturas e letramentos ainda marginalizados na escola, embora seja um gênero vivenciado pelos jovens do ensino médio e também do fundamental, bem como atende a diversos propósitos comunicativos, o que nos remete à reflexão da necessidade e relevância de considerar e, consequentemente, inserir esse gênero nas atividades pedagógicas em sala de aula.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.