O papel da escrita e leitura de resenhas críticas de livros, filmes e CD na educação inicial do professor de língua inglesa

Autores

  • Rafael Leonardo da Silva
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Educação de professores. Interacionismo sociodiscursivo. Resenha crítica de livros/ CD/de filmes.

Resumo

Neste trabalho, procuramos investigar, com base no Interanacionismo Sociodiscursivo, a relação entre o gênero textual resenha crítica de filme/livro/CD e a formação docente, bem como suas contribuições para o desenvolvimento profissional do futuro professor. Decorrente desse propósito mais amplo, delimitamos nossos objetivos específicos: i) identificar a adequação dos textos produzidos por alunos do curso de Letras Estrangeiras Modernas de uma universidade no norte do Paraná às características prototípicas do gênero; e ii) analisar a contribuição do processo de leitura e escrita desses textos para o desenvolvimento profissional desses alunos-professores. O gênero foi trabalhado em uma disciplina de compreensão e produção escrita em língua de inglesa por meio de uma sequência didática. Essa consistia em atividades para a aprendizagem das características da resenha crítica, além das possibilidades de reescrita o que possibilitou a observação do processo de desenvolvimento da linguagem escrita desses indivíduos. A sequência didática se mostra um dispositivo didático relevante para a aprendizagem dos alunos, mas os resultados apontam para particularidades no desenvolvimento de cada indivíduo que compõe o grupo focal desta pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O papel da escrita e leitura de resenhas críticas de livros, filmes e CD na educação inicial do professor de língua inglesa. (2014). Revista Desenredo, 10(1). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/4104