A literatura eletrônica e o ensino de língua inglesa: diálogos possíveis

Autores

  • Liandra Tomazine Sibem Universidade de Passo Fundo
  • Fabiane Verardi Burlamaque Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Literatura eletrônica. Leitor. Computador. Internet. Hipertexto. Ficção interativa

Resumo

Este trabalho aborda a questão da leitura de obras escritas em linguagem autêntica em língua inglesa, fugindo das adaptações e facilitações dos textos de livros didáticos e, sobretudo, incluindo a literatura eletrônica nas aulas dessa disciplina. Como marco teórico, toma-se por base os pressupostos de Katherine Hayles e as postulações de Pierre Lévy e Wim Veen e Ben Vrakking. O estudo, que assume as características da pesquisa-ação, deu-se com alunos do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino, localizada na cidade de Passo Fundo, RS. A narrativa escolhida para as práticas, Inanimate Alice, produzida em Flash e composta por quatro episódios, caracteriza-se pela união de diversas mídias, tais como som, imagem e imagem em movimento, efeitos sonoros e visuais e elementos de jogos eletrônicos. Esta investigação focaliza os benefícios trazidos pela inclusão do trabalho com o hipertexto e as diversas mídias em sala de aula de língua inglesa.

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Biografia do Autor

  • Liandra Tomazine Sibem, Universidade de Passo Fundo
    Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo
  • Fabiane Verardi Burlamaque, Universidade de Passo Fundo
    Doutora em Letras pela PUCRS, é professora de Literatura na Universidade de Passo Fundo, onde atua na graduação em Letras e no respectivo Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor.

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A literatura eletrônica e o ensino de língua inglesa: diálogos possíveis. (2014). Revista Desenredo, 10(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/4400

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