A literatura eletrônica e o ensino de língua inglesa: diálogos possíveis
Palavras-chave:
Literatura eletrônica. Leitor. Computador. Internet. Hipertexto. Ficção interativaResumo
Este trabalho aborda a questão da leitura de obras escritas em linguagem autêntica em língua inglesa, fugindo das adaptações e facilitações dos textos de livros didáticos e, sobretudo, incluindo a literatura eletrônica nas aulas dessa disciplina. Como marco teórico, toma-se por base os pressupostos de Katherine Hayles e as postulações de Pierre Lévy e Wim Veen e Ben Vrakking. O estudo, que assume as características da pesquisa-ação, deu-se com alunos do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino, localizada na cidade de Passo Fundo, RS. A narrativa escolhida para as práticas, Inanimate Alice, produzida em Flash e composta por quatro episódios, caracteriza-se pela união de diversas mídias, tais como som, imagem e imagem em movimento, efeitos sonoros e visuais e elementos de jogos eletrônicos. Esta investigação focaliza os benefícios trazidos pela inclusão do trabalho com o hipertexto e as diversas mídias em sala de aula de língua inglesa.Downloads
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