Mediação e linguagem na sala de aula com crianças surdas

Autores

  • Rute Bomfim
  • Ana Paula Ramos Souza

Palavras-chave:

Mediação. Aprendizagem. Linguagem. Interação. Surdez.

Resumo

Este estudo examina como os princípios de mediação, tomando por base a experiência de aprendizagem mediada (EAM), de Reuven Feuerstein, e de aquisição da linguagem numa abordagem interacionista podem interferir nas práticas educacionais e/ou terapêuticas na surdez, considerando a linguagem com foco de aprendizagem/aquisição. O contexto de pesquisa foi um grupo de quatro crianças surdas e suas duas professoras, uma surda falante de libras (língua brasileira de sinais), e outro ouvinte, responsável pelo português brasileiro. O objetivo foi analisar o quão freqüentes foram os princípios de mediação e de aquisição antes e depois de uma intervenção formativa com as professoras. Também se investigaram as conseqüências na linguagem das crianças em ambas as línguas e no contexto familiar. Os resultados demonstraram conseqüências importantes na comunicação das crianças, observadas pelas mães no contexto familiar, bem como mudanças no processo de mediação das professoras em sala de aula. Entre os princípios mais freqüentes encontraramse os de intencionalidade-reciprocidade, busca de significado, transcendência e mediação do sentimento de competência. As crianças tornaram-se mais ativas tanto na sala de aula quanto no contexto familiar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2009-08-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mediação e linguagem na sala de aula com crianças surdas. (2009). Revista Desenredo, 2(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/511