Posições subjetivas e o sentimento de identidade: a mídia televisiva e a escola

Autores

  • Maria José R. F. Coracini

Palavras-chave:

Mídia televisiva. Escola. Identidade. Discurso. Subjetividade.

Resumo

Partimos do pressuposto de que a mídia em geral - e a televisão em particular - exerce a dupla função de fortalecer o imaginário (o esperado) e colaborar para possíveis deslocamentos (o novo). Foram analisadas cinqüenta cenas dos programas Sandy & Júnior e Malhação, a fim de rastrear as principais representações de escola, professor e aluno. Foi possível perceber que a televisão colabora para a formação do imaginário dos adolescentes-alunos-espectadores, simplificando o mundo e tudo o que nele existe, ao mesmo tempo em que constrói no espectador a ilusão do preenchimento da falta e a sensação de completude e onipotência proveniente de um saber, que se apresenta como verdade que seduz e engana.

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Publicado

2009-08-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Posições subjetivas e o sentimento de identidade: a mídia televisiva e a escola. (2009). Revista Desenredo, 2(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/513