Posições subjetivas e o sentimento de identidade: a mídia televisiva e a escola
Palavras-chave:
Mídia televisiva. Escola. Identidade. Discurso. Subjetividade.Resumo
Partimos do pressuposto de que a mídia em geral - e a televisão em particular - exerce a dupla função de fortalecer o imaginário (o esperado) e colaborar para possíveis deslocamentos (o novo). Foram analisadas cinqüenta cenas dos programas Sandy & Júnior e Malhação, a fim de rastrear as principais representações de escola, professor e aluno. Foi possível perceber que a televisão colabora para a formação do imaginário dos adolescentes-alunos-espectadores, simplificando o mundo e tudo o que nele existe, ao mesmo tempo em que constrói no espectador a ilusão do preenchimento da falta e a sensação de completude e onipotência proveniente de um saber, que se apresenta como verdade que seduz e engana.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
 
						