A avaliação na co-construção de narrativas a partir de um livro de gravuras por mães e suas filhas de três anos

Autores

  • Ana M. S. Zilles
  • Hires Héglan
  • Bernardo Kolling Limberger

Palavras-chave:

Avaliação. Diferenças socioculturais. Narrativa.

Resumo

A avaliação é o componente da narrativa oral responsável pela carga dramática, pelo clima emocional e pela justificativa, perante o interlocutor, da importância do fato contado. Com base nisso, são analisadas, aqui, as avaliações contidas nas interações entre mães e suas filhas de três anos ao compartilharem um livro de gravuras sem texto. As narrativas foram obtidas com a colaboração de quatro díades mãe-filha de Porto Alegre e quatro de Santa Maria do Herval - RS. Nosso objetivo é verificar a freqüência e a variedade de tipos de avaliação produzidos na narrativa de cada día de. O estudo revela que há diferenças socioculturais bem demarcadas nas avaliações proferidas pelas mães numa e noutra comunidade. Tais diferenças se relacionam com o tipo de avaliação mais freqüente em cada comunidade, com o conteúdo avaliativo e com o modo como as mães concebem o evento de contar histórias e o papel que atribuem a suas filhas de três anos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2009-08-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A avaliação na co-construção de narrativas a partir de um livro de gravuras por mães e suas filhas de três anos. (2009). Revista Desenredo, 3(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/537