Literatura e formação do pedagogo: caminhos que (ainda) não se cruzam

Autores

  • Diana Maria Leite Lopes Saldanha Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Marly Amarilha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Literatura. Formação Humana. Pedagogo.

Resumo

Este artigo apresenta investigação sobre o ensino de literatura nos cursos de Pedagogia do Brasil. Toma como corpus os Projetos Pedagógicos, as Estruturas Curriculares de Cursos de Pedagogia de universidades federais. Provém de uma pesquisa de doutorado em Educação que se realiza na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Adota a abordagem de investigação qualitativa descritiva. Selecionou-se 27 (vinte e sete) universidades federais, uma para cada estado da federação, e foi feito um levantamento das disciplinas de literatura ofertadas no Curso de Pedagogia presencial. Considera que a literatura é fundamental para a formação humana e essencial para a formação do pedagogo. Dados iniciais indicam a ausência da literatura nos Cursos de formação do pedagogo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
    Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Mestra em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação – POSEDUC/UERN. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal – RN. Bolsista CNPq. Email: dianalsaldanha@yahoo.com.br
  • Marly Amarilha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-Brasil. Ph.D. em Literatura pelo King’s College London-University of London. Autora de vários livros e artigos em periódicos internacionais. Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq.

Downloads

Publicado

2017-01-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Literatura e formação do pedagogo: caminhos que (ainda) não se cruzam. (2017). Revista Desenredo, 12(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/6389