“Os perfumes, as cores e os sons se correspondem”: Benveniste e a busca pela imagem criativa em Baudelaire
Palavras-chave:
Semiologia. Dossiê Baudelaire. Imagem criativa.Resumo
Em 1992, manuscritos de Émile Benveniste sobre a linguagem poética foram anunciados e geraram o que hoje se conhece como Dossiê Baudelaire. Este estudo objetiva verificar como a escrita de Benveniste presente no dossiê esboça um estudo semiológico de uma obra. O corpus são 159 fólios que deixam ver termos e procedimentos ruminados na escrita de Benveniste. Os resultados apontam que a particularidade e a singularidade do discurso de Baudelaire devem-se à imagem do espelho, que engendra outras imagens criativas. A correspondência é, então, o princípio que estrutura o universo poético baudelaireano.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.