Exclusão escolar e gênero: contribuições do conceito de capital cultural de Bourdieu

Autores

  • Tatiana Avila Loges Centro Universitário La Salle Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2217

Palavras-chave:

Exclusão escolar. Gênero. Reprovação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma análise da exclusão escolar da perspectiva do gênero, com base na pesquisa “Exclusão na escola fundamental na percepção dos excluídos”, realizada em uma escola de educação básica em Porto Alegre. Para a investigação trabalhei com o conceito“ capital cultural” de Bourdieu, para compreender como as relações sociais se reproduzem através da herança familiar e escolar, influenciadas pelas representações dos modelos estabelecidos pelo discurso, com o intuito de fazer uma leitura crítica da estrutura escolar. Para estudar o fenômeno da exclusão observei como é feita a aquisição dos mitos, valores e preconceitos referentes às representações socialmente construídas quanto às identidades feminina e masculina, utilizando o ambiente lingüístico. Nessa investigação procurei analisar os aspectos sobre a exclusão e gênero presentes na escola e na sociedade, como também tratar especialmente diferenças culturais adquiridas através da linguagem.

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Biografia do Autor

  • Tatiana Avila Loges, Centro Universitário La Salle
    Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle, professora da Unilassalle.

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Publicado

2012-01-27

Como Citar

Exclusão escolar e gênero: contribuições do conceito de capital cultural de Bourdieu. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 16, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2217. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2217. Acesso em: 15 out. 2025.