A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos? E para onde iremos?

Autores

  • Lourdes de la Rosa Onuchic Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3509

Palavras-chave:

Resolução de problemas. Educação matemática. Matemática. Metodologias de ensino-aprendizagem-avaliação. Sala de aula de matemática.

Resumo

Neste artigo, é discutida, inicialmente, a complexidade da sala de aula contemporânea. Duas concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática são comparadas, e conceitos de contrato pedagógico, contrato didático, transposição didática, contextualização, resolução de problemas, modelagem, projetos, história da matemática e livro didático são levantados como metodologias que permeiam a sala de aula de matemática, pois o processo de ensino-aprendizagem implica a compreensão de certas relações entre alguém que ensina, alguém que aprende e algo que é objeto de estudo – no caso, o saber matemático. Matemática, educação matemática e resolução de problemas são consideradas no texto, e a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas é trabalhada num roteiro prescritivo de atividades destinado à orientação dos professores para sua atuação em sala de aula, desenvolvido a partir dessa metodologia criada no Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lourdes de la Rosa Onuchic, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
    Doutora em Educação Matemática pela USP – São Carlos / SP. Professora e pesquisadora voluntária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Rio Claro / SP. Coordenadora do Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP).

Downloads

Publicado

2013-10-04

Como Citar

A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos? E para onde iremos?. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3509. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3509. Acesso em: 15 out. 2025.