Aprendizado da língua, uso e princípio de relação na Oficina-Escola de João Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v22i1.5192Palabras clave:
Aprendizado da língua. Integração. Trabalho. ComunidadeResumen
O estudo de caso que apresentamos neste trabalho aborda o tratamento do uso e do princípio de relação no aprendizado da língua, dentro do contexto formativo de uma oficina-escola, em contraste com a estrita tendência de adequação ao método, que parece imperar na atividade da sala de aula do modelo letrado. De um modo particular, os casos que são descritos e narrados neste trabalho rele velam uma série de situações nas quais existem forças antagônicas (de integração ou de exclusão),que incidem diretamente nas possibilidades educativas que apresentam o uso e o princípio de relação no aprendizado da língua. O estudo revela tendências à assimilação ao modelo padrão, por parte daqueles alunos mais interessados em serem legitimados moralmente e em atingirem um determinado status social. De outro modo, observa-se uma tendência ao uso da língua na qual os alunos fazem predominar a escuta significativa e a intensificação semântica para dar sentido ao que se quer dizer, dentro do âmbito da relação comunitária.Descargas
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Publicado
2015-07-16
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Artigos
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Cómo citar
Aprendizado da língua, uso e princípio de relação na Oficina-Escola de João Pessoa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 1, 2015. DOI: 10.5335/rep.v22i1.5192. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/5192. Acesso em: 15 oct. 2025.