Aprendizado da língua, uso e princípio de relação na Oficina-Escola de João Pessoa

Autores/as

  • Rocío Serrano Cañas Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v22i1.5192

Palabras clave:

Aprendizado da língua. Integração. Trabalho. Comunidade

Resumen

O estudo de caso que apresentamos neste trabalho aborda o tratamento do uso e do princípio de relação no aprendizado da língua, dentro do contexto formativo de uma oficina-escola, em contraste com a estrita tendência de adequação ao método, que parece imperar na atividade da sala de aula do modelo letrado. De um modo particular, os casos que são descritos e narrados neste trabalho rele velam uma série de situações nas quais existem forças antagônicas (de integração ou de exclusão),que incidem diretamente nas possibilidades educativas que apresentam o uso e o princípio de relação no aprendizado da língua. O estudo revela tendências à assimilação ao modelo padrão, por parte daqueles alunos mais interessados em serem legitimados moralmente e em atingirem um determinado status social. De outro modo, observa-se uma tendência ao uso da língua na qual os alunos fazem predominar a escuta significativa e a intensificação semântica para dar sentido ao que se quer dizer, dentro do âmbito da relação comunitária.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rocío Serrano Cañas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
    Doutora pelo Programa de Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora efetiva do Curso de Letras/Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Publicado

2015-07-16

Cómo citar

Aprendizado da língua, uso e princípio de relação na Oficina-Escola de João Pessoa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 1, 2015. DOI: 10.5335/rep.v22i1.5192. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/5192. Acesso em: 15 oct. 2025.