Letramentos acadêmicos e sujeitos discursivos: dialogia, alteridade e negociação sobre a escrita
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v22i1.5197Palavras-chave:
Letramentos Acadêmicos. Gêneros Acadêmicos. Escrita Acadêmica. Redação Científica. Etnografia Linguística.Resumo
A partir de um estudo de caso, este artigo propõe reflexões acerca da integração dos sujeitos a práticas letradas acadêmicas, considerando os diálogos ocorridos entre uma mestranda e os professores da banca de exame de qualificação de sua dissertação de mestrado. O objetivo é investigar os modos como a mestranda vai (re)significando práticas acadêmico-científicas de escrita e se re)posicionando como um sujeito discursivo a partir do próprio processo dialógico – e, portanto, de negociação – que ocorre em torno da Introdução de sua dissertação. Como base teórico-metodológica,a perspectiva linguístico-discursiva bakhtiniana alia-se à abordagem etnográfica dos Letramentos Acadêmicos de modo a conceber um estudo de viés etnográfico-linguístico. A metodologia de geração de registros, seleção e aproximação de dados baseia-se no que Lillis (2008) tem concebido como “história do texto”, ou seja, a consideração de dados de diferentes naturezas que estão ao redor do texto e que, somados ao próprio texto, contribuem para a compreensão de práticas acadêmicas de escrita e seu processo de significação para os sujeitos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-07-16
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Letramentos acadêmicos e sujeitos discursivos: dialogia, alteridade e negociação sobre a escrita. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 1, 2015. DOI: 10.5335/rep.v22i1.5197. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/5197. Acesso em: 15 out. 2025.