Estética do cotidiano: experiência e produção de saberes na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6357Palavras-chave:
Cotidiano. Educação estética. Formação de professores.Resumo
Toma-se como objeto de estudo e reflexão, neste trabalho, a articulação possível entre o cotidiano da escola e as experiências estéticas que possibilitam uma formação docente sensível e integradora. Partindo de uma perspectiva histórico-cultural, questiona-se a desvinculação entre a produção de saberes e a prática de ensinar, discutindo a formação de professores e propondo que esta se dá também no cotidiano da escola, que pode ser palco de experiências sensibilizadoras e transformadoras. Para tal, afirma-se que é necessário ao professor uma atitude estética diante da prática, análoga à do artesão, que alia o conhecimento técnico de seu ofício aos saberes sensíveis advindos da experiência, atento às sutilezas daquilo que vivencia e permeável ao encanto, aprendendo e ensinando pela relação com o outro. Considerando que, dessa forma, o cotidiano da escola torna-se uma instância privilegiada para a produção de saberes sobre o fazer docente, que não poderiam ser construídos de outra maneira, busca-se demonstrar que esse professor, compreendendo os alunos como portadores de histórias e singularidades, poderá constituir-se em propositor de experiências significativas, potentes para auxiliá-los na produção de sentidos, em uma relação autenticamente formativa.Downloads
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Publicado
2016-09-07
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Estética do cotidiano: experiência e produção de saberes na formação docente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6357. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6357. Acesso em: 15 out. 2025.