Estética do cotidiano: experiência e produção de saberes na formação docente

Autores

  • Luciana Haddad Ferreira Universidade Estadual de Campinas Autor
  • Raul Cabral França Universidade Estadual de Campinas Autor
  • Beatriz Vito Vieira Universidade Estadual de Campinas Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6357

Palavras-chave:

Cotidiano. Educação estética. Formação de professores.

Resumo

Toma-se como objeto de estudo e reflexão, neste trabalho, a articulação possível entre o cotidiano da escola e as experiências estéticas que possibilitam uma formação docente sensível e integradora. Partindo de uma perspectiva histórico-cultural, questiona-se a desvinculação entre a produção de saberes e a prática de ensinar, discutindo a formação de professores e propondo que esta se dá também no cotidiano da escola, que pode ser palco de experiências sensibilizadoras e transformadoras. Para tal, afirma-se que é necessário ao professor uma atitude estética diante da prática, análoga à do artesão, que alia o conhecimento técnico de seu ofício aos saberes sensíveis advindos da experiência, atento às sutilezas daquilo que vivencia e permeável ao encanto, aprendendo e ensinando pela relação com o outro. Considerando que, dessa forma, o cotidiano da escola torna-se uma instância privilegiada para a produção de saberes sobre o fazer docente, que não poderiam ser construídos de outra maneira, busca-se demonstrar que esse professor, compreendendo os alunos como portadores de histórias e singularidades, poderá constituir-se em propositor de experiências significativas, potentes para auxiliá-los na produção de sentidos, em uma relação autenticamente formativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Haddad Ferreira, Universidade Estadual de Campinas
    Doutora em Educação. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (Gepec) da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.
  • Raul Cabral França, Universidade Estadual de Campinas
    Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp, integrante do Gepec/Unicamp.
  • Beatriz Vito Vieira, Universidade Estadual de Campinas
    Pedagoga, graduada pela Faculdade de Educação da Unicamp, membro do Gepec/Unicamp.

Downloads

Publicado

2016-09-07

Como Citar

Estética do cotidiano: experiência e produção de saberes na formação docente. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6357. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6357. Acesso em: 15 out. 2025.