As práticas-políticas curriculares em seus atravessamentos com as operações culturais cotidianas

Autores

  • Danielle Piontkovsky Universidade Federal do Espírito Santo Instituto Federal do Espírito Santo Autor
  • Carlos Eduardo Ferraço Universidade Federal do Espírito Santo Autor
  • Maria Regina Lopes Gomes Universidade Federal do Espírito Santo Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6361

Palavras-chave:

Cotidianos. Currículos. Operações culturais.

Resumo

O presente texto refere-se a pesquisas realizadas em escolas públicas de ensino fundamental e médio. Trata das tessituras dos currículos como criações anônimas produzidas nas operações culturais entre os praticantes cotidianos. Esses estudos problematizam os modos como são tecidos os currículos, considerando que essa tessitura diz respeito às ações culturais e políticas que se constituem nas redes de saberes-fazeres, e afirmam que as políticas curriculares expressam a potência dessas redes tecidas pelos praticantes para além do estabelecido nas propostas e/ou prescrições curriculares. Consideram os currículos como práticas-políticas e reconhecem a multiplicidade de conhecimentos tecidos nessas operações culturais como movimentos permanentes atravessados pelos movimentos inventados pelos sujeitos cotidianos. Assumem como perspectiva teórico-epistemológica as redes de conhecimento e como opção metodológica as práticas de pesquisa com os cotidianos, compreendendo narrativas, encontros e conversas como possibilidades para a produção dos dados. Os resultados dessas pesquisas indicam que as práticas-políticas de currículos pensadas a partir das articulações teóricas e dos diálogos entre os campos dos estudos culturais e pós-coloniais e das pesquisas com os cotidianos têm produzido o alargamento das experiências vividas entre os praticantes das escolas nos diferentes contextos culturais que habitam.

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Biografia do Autor

  • Danielle Piontkovsky, Universidade Federal do Espírito Santo Instituto Federal do Espírito Santo
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal do Espírito Santo.
  • Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo
    Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição.
  • Maria Regina Lopes Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo
    Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição.

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Publicado

2016-09-07

Como Citar

As práticas-políticas curriculares em seus atravessamentos com as operações culturais cotidianas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6361. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6361. Acesso em: 15 out. 2025.