Mídia, consumo e publicidade: refletindo sobre o brincar na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6362Palavras-chave:
Brincar. Consumismo. Educação infantil. Infância.Resumo
Este artigo discute a influência da publicidade na infância a partir do relato de uma prática pedagógica realizada no ano de 2013 em escolas de educação infantil da rede municipal de Campinas, São Paulo, com crianças de 2 a 6 anos de idade. O objetivo desta análise é repensar a função da escola diante de uma invasão massiva da publicidade infantil, tomando como objeto de reflexão o “dia do brinquedo”, prática muito comum em instituições de educação infantil. Neste texto, são relatadas algumas experiências que contribuíram para que as crianças vivenciassem a infância em suas múltiplas linguagens. O propósito não é demarcar e restringir as escolhas pedagógicas, mas, sim, suscitar outras buscas por alternativas que articulem reflexões em torno do consumismo e do espaço do brincar. Como resultado, conclui-se que uma das possibilidades para a superação da lógica do consumismo é propiciar às crianças experiências significativas, que também sensibilizem a comunidade e os profissionais da escola.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-09-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Mídia, consumo e publicidade: refletindo sobre o brincar na educação infantil. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6362. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6362. Acesso em: 15 out. 2025.