Mídia, consumo e publicidade: refletindo sobre o brincar na educação infantil

Autores

  • Fernanda Theodoro Roveri Universidade Estadual de Campinas Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas Autor
  • Ana Carolina Pereira Martins dos Santos Universidade de São Paulo Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6362

Palavras-chave:

Brincar. Consumismo. Educação infantil. Infância.

Resumo

Este artigo discute a influência da publicidade na infância a partir do relato de uma prática pedagógica realizada no ano de 2013 em escolas de educação infantil da rede municipal de Campinas, São Paulo, com crianças de 2 a 6 anos de idade. O objetivo desta análise é repensar a função da escola diante de uma invasão massiva da publicidade infantil, tomando como objeto de reflexão o “dia do brinquedo”, prática muito comum em instituições de educação infantil. Neste texto, são relatadas algumas experiências que contribuíram para que as crianças vivenciassem a infância em suas múltiplas linguagens. O propósito não é demarcar e restringir as escolhas pedagógicas, mas, sim, suscitar outras buscas por alternativas que articulem reflexões em torno do consumismo e do espaço do brincar. Como resultado, conclui-se que uma das possibilidades para a superação da lógica do consumismo é propiciar às crianças experiências significativas, que também sensibilizem a comunidade e os profissionais da escola.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Theodoro Roveri, Universidade Estadual de Campinas Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas
    Doutora em Educação pela Unicamp. Professora de educação infantil na rede municipal de Campinas, SP. Professora do curso de Pedagogia da Iescamp, Campinas, SP. Membro do grupo de pesquisa FOCUS, FE/Unicamp.
  • Ana Carolina Pereira Martins dos Santos, Universidade de São Paulo
    Pedagoga pela Universidade de São Paulo. Professora de educação infantil da rede municipal de Campinas, SP.

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Publicado

2016-09-07

Como Citar

Mídia, consumo e publicidade: refletindo sobre o brincar na educação infantil. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6362. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6362. Acesso em: 15 out. 2025.