Interdisciplinaridade: o ensino de ciências por meio da literatura infantil

Autores

  • Josiele Kaminski Corso Ozelame Universidade Estadual do Oeste do Paraná Autor
  • Diego Machado Ozelame Universidade Estadual de Londrina Autor
  • João Bernardes da Rocha Filho Facultad de Educación/PUC Chile Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6363

Palavras-chave:

Ciências e literatura infantil. Interdisciplinaridade. Ensino.

Resumo

O objetivo deste trabalho é trazer à discussão a possibilidade de construir uma prática no ensino de ciências que contemple atividades prazerosas de descoberta, experimentação e exploração de conhecimentos científicos a partir da literatura. Acreditamos que o ensino de ciências aliado a diferentes abordagens de trabalho despertem nos estudantes o desejo pelo conhecimento científico e a descoberta do novo. Para isso, analisamos a obra infantil, Bichos que existem e bichos que não existem (NESTROVSKI, 2002), em que o escritor apresenta, por meio de uma linguagem poética, a descrição desses “seres” que habitam nossa memória, desde o jabuti até o lobisomem. Por meio da dúvida, da (des)construção dessas informações é que o leitor tem a possibilidade de transformar o abstrato em concreto, construindo diferentes espaços de interpretação, articulando a história ficcional ao conhecimento da biologia. Nesse sentido, buscamos assegurar e sugerir que o aprendizado de ciências, uma vez abordado de forma menos tradicional, como por meio do discurso literário, apresenta um pensamento mais condizente com a necessária renovação no ensino de ciências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Josiele Kaminski Corso Ozelame, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Doutora em Literatura, professora e pesquisadora do PPG em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Foz do Iguaçu, PR.
  • Diego Machado Ozelame, Universidade Estadual de Londrina
    Doutorando do PPG de Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.
  • João Bernardes da Rocha Filho, Facultad de Educación/PUC Chile Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Pós-doutor em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/PUC Chile). Professor e pesquisador do PPG de Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

Downloads

Publicado

2016-09-07

Como Citar

Interdisciplinaridade: o ensino de ciências por meio da literatura infantil. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6363. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6363. Acesso em: 15 out. 2025.