Interdisciplinaridade: o ensino de ciências por meio da literatura infantil
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6363Palavras-chave:
Ciências e literatura infantil. Interdisciplinaridade. Ensino.Resumo
O objetivo deste trabalho é trazer à discussão a possibilidade de construir uma prática no ensino de ciências que contemple atividades prazerosas de descoberta, experimentação e exploração de conhecimentos científicos a partir da literatura. Acreditamos que o ensino de ciências aliado a diferentes abordagens de trabalho despertem nos estudantes o desejo pelo conhecimento científico e a descoberta do novo. Para isso, analisamos a obra infantil, Bichos que existem e bichos que não existem (NESTROVSKI, 2002), em que o escritor apresenta, por meio de uma linguagem poética, a descrição desses “seres” que habitam nossa memória, desde o jabuti até o lobisomem. Por meio da dúvida, da (des)construção dessas informações é que o leitor tem a possibilidade de transformar o abstrato em concreto, construindo diferentes espaços de interpretação, articulando a história ficcional ao conhecimento da biologia. Nesse sentido, buscamos assegurar e sugerir que o aprendizado de ciências, uma vez abordado de forma menos tradicional, como por meio do discurso literário, apresenta um pensamento mais condizente com a necessária renovação no ensino de ciências.Downloads
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Publicado
2016-09-07
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Interdisciplinaridade: o ensino de ciências por meio da literatura infantil. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6363. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6363. Acesso em: 15 out. 2025.