Internacionalização acadêmica e/ou inclusão do estudante estrangeiro em Portugal: diversidade e diferença em questão

Autores/as

  • Cláudia Madruga Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v24i1.6996

Palabras clave:

Educação superior. Internacionalização. Multiculturalismo.

Resumen

O estudo aborda o impacto da internacionalização e sua relação com a qualidade da educação superior. Analisa o tema a partir de uma investigação que teve como cenário a Universidade do Porto, em Portugal, incluindo gestores, pesquisadores e estudantes brasileiros. Para análise dos dados, toma como referência pressupostos do multiculturalismo ligado às teorias de Veiga-Neto, Stoer e Cortesão. Assume três conceitos, vindos dessas teorias, como pano de fundo para propor as dimensões de análise: inclusão, diversidade e diferença. Os resultados indicam a complexidade do tema e a importância de sua exploração. No caso das IES portuguesas, expressam a condição particular de um compromisso com a internacionalização solidária com as antigas colônias, ao mesmo tempo que o fenômeno contribui com a sustentabilidade das universidades portuguesas e para consolidação de seu prestígio. Em relação aos estudantes, a experiência contribui para o sentimento de pertencimento a um lugar temporário e fluído na sala de aula, onde o estudante estrangeiro constrói novos valores referentes à educação superior. As análises estimularam inferências no campo cultural, acadêmico e político.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cláudia Madruga Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutorado na UP-Portugal. Atua no Setor de Educação Profissional e Tecnológica SEPT e no PPGE/MP - Teoria e Prática de Ensino da UFPR.

Publicado

2017-05-05

Cómo citar

Internacionalização acadêmica e/ou inclusão do estudante estrangeiro em Portugal: diversidade e diferença em questão. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i1.6996. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6996. Acesso em: 15 oct. 2025.