Participação, educação não escolar e problematização de práticas: uma perspectiva em elaboração
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v24i2.7414Palavras-chave:
Análise institucional. Educação não escolar. Gestão democrática. Multirreferencialidade. Participação.Resumo
Neste trabalho, apresento elementos de uma abordagem exploratória da participação que venho realizando, desde dois pontos de vista distintos, cuja articulação se encontra em elaboração. Por um lado, trato da participação como constitutiva da noção de educação não escolar. A abordagem do tema é realizada por meio da orientação para elaboração de dissertações de mestrado; do levantamento da produção sobre o tema em periódicos qualificados, do campo da educação; de estudos exploratórios sobre indícios socio-históricos referentes à construção social do termo. A principal evidência é a característica híbrida e polissêmica da educação não escolar. Por outro lado, trabalho a participação como elemento estruturante de um método para problematização de práticas profissionais singulares, pelo qual problematizo políticas públicas. O objetivo é mostrar que a prática desse dispositivo de pesquisa-formação evidencia elementos pertinentes para o debate sobre a gestão democrática, em particular, sobre condições para a materialização desse princípio da política educacional na escola pública.Downloads
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Publicado
2017-12-14
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Participação, educação não escolar e problematização de práticas: uma perspectiva em elaboração. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i2.7414. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7414. Acesso em: 15 out. 2025.