Enem: análise do desempenho escolar nas edições de 2009 a 2013
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v24i2.7420Palavras-chave:
Enem. Políticas educacionais. Ranking educacional.Resumo
Trata-se de analisar dados originados de uma pesquisa sobre os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nas edições de 2009 a 2013, buscando responder às seguintes questões: a partir dos dados coletados pelas edições do Enem de 2009 a 2013, qual a relação entre a nota obtida e a localização geográfica da escola em relação à situação social e econômica regional? Como interpretar teoricamente os parâmetros de avaliação utilizados pelo Enem? Os procedimentos metodológicos adotados foram: análise documental e análise de dados coletados dos sites oficiais do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), assim como o estudo teórico e bibliográfico. O estudo aponta que na Região Nordeste aparece um maior número de escolas ocupando posições de fragilidades no ranking das instituições, em todas as edições pesquisadas, e que não há nenhuma instituição privada ou pública federal na listagem com as piores notas. Finalmente, dialogando com Pièrre Bourdieu e Jean-Claude Passeron (1985, 1992), o estudo aponta para uma explicação teórica do fenômeno a partir da legitimação do contexto das desigualdades sociais até a legitimação das desigualdades regionais.Downloads
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Publicado
2017-12-14
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Enem: análise do desempenho escolar nas edições de 2009 a 2013. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v24i2.7420. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7420. Acesso em: 15 out. 2025.