O éthos de uma educação humanizadora

Authors

  • Danilo R. Streck Universidade do Vale do Rio dos Sinos Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v13i1.7968

Keywords:

éthos, educação humanizadora, princípios éticos.

Abstract

Este ensaio propõe uma reflexão sobre o éthos para uma educação humanizadora hoje. Trata, inicialmente, dos sentidos da humanização e dos desafio para realizá-la. Dentre as ameaças destaca a violência em suas diferentes formas e a exclusão do mundo do trabalho como limitadora do potencial criativo inerente ao ser humano. A aproximação com o processo educativo é realizada em três momentos: a) através da metáfora da construção da casa para ilustrar a possibilidade de desenvolver um éthos propiciador de relações humanizadoras; b) a relação entre moral e ética, tendo como meta o desenvolvimento de uma ética universal do ser humano (Freire), ou seja, fundada em princípios com reclamos universais; c) o comportamento ético como fruto de um aprendizado que passa por um processo de desenvolvimento. Na conclusão, pergunta-se sobre o sentido de ser humano a partir de uma reflexão de Dietrich Bonhoeffer num campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

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Published

2018-08-06

How to Cite

O éthos de uma educação humanizadora. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 95–106, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i1.7968. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7968. Acesso em: 15 oct. 2025.