A Escola de Frankfurt e o antipreconceito

Autores/as

  • Tânia Maria Baibich-Faria Universidade Federal do Paraná Autor/a
  • Francis Kanashiro Meneghetti ISEPE/PR. Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v12i2.7980

Palabras clave:

pedagogia do antipreconceito, ética coletiva, educação, formação de professores, teoria crítica, sociedade tecnológica.

Resumen

A sociedade como um todo vivencia uma crise de ordem ética, mas de uma ética, sobretudo, coletiva. As “pequenas” barbáries instalam-se silenciosamente na sociedade, fomentadas por um sistema econômico que, na sua raiz, é excludente e implacável com aqueles que não se enquadram de alguma forma nele. As pequenas banalizações das injustiças criam elementos que alertam para a possibilidade de que Auschwitz se repita, medo presente e evidenciado por Adorno nas suas obras mais importantes. Os objetivos deste trabalho são responder aos seguintes questionamentos: 1) como traduzir para o dia-a-dia da educação a desconstrução da cultura de violência e preconceito que avança em todo o mundo? 2) Como trabalhar uma pedagogia da imaginação, que seja, antes de mais nada, a condição de imaginar o outro, de imaginar-se no lugar do outro? 3) Quais as bases epistemológicas norteadoras de tal objetivo? Para tanto, verificar-se-á que, por meio da pedagogia do antipreconceito, fundamentada sobretudo no pensamento de Adorno, de Horkheimer e de Marcuse, é possível promover a interdisciplinaridade que aproxime razão de afeto e que denuncie a negação do preconceito, esclarecendo, ainda, que para se fazer uma sociedade mais humanizada torna-se impositivo passar pela desconstrução, pela compreensão e pela reconstrução da educação. Entender e esclarecer como o homem médio viabiliza as posturas excludentes e preconceituosas, impostas tanto pela condição humana quanto pelo capitalismo contemporâneo, no cotidiano da educação constitui uma de suas metas. Enfim, o trabalho propõe-se afirmar a possibilidade de uma ética para a sociedade tecnológica e de semiformação, fundamentada na pedagogia do antipreconceito, cuja finalidade seja a formação de sujeitos conscientes das limitações da ciência e do uso da tecnologia para impedir a barbárie, cuja bandeira seja a do combate à intolerância e às violências e o instrumento principal seja a imaginação.

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Publicado

2018-08-06

Cómo citar

A Escola de Frankfurt e o antipreconceito. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 71–84, 2018. DOI: 10.5335/rep.v12i2.7980. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7980. Acesso em: 15 oct. 2025.