A presença de Jean-Jacques Rousseau no discurso educacional de John Dewey
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i1.8033Palavras-chave:
Análise retórica. Educação contemporânea. Jean-Jacques Rousseau. John Dewey.Resumo
O objetivo deste artigo é examinar a presença de concepções educacionais de Jean-Jacques Rousseau no livro Democracia e educação, de John Dewey. Para isso, são analisadas duas temáticas fundamentais em ambos os pensadores: suas reflexões acerca da sociedade vigente, em que se inclui a educação nela ministrada, e suas proposições em defesa de novas práticas educativas. A investigação é feita por intermédio da análise retórica proposta por Perelman e Olbrechts-Tyteca, metodologia que permite extrair de um texto os argumentos centrais do autor e identificar as estratégias argumentativas por ele utilizadas. As semelhanças discursivas encontradas nos dois filósofos sugerem a possibilidade de integrá-los à tradição retórica oriunda dos sofistas, cujas práticas visavam à valorização do indivíduo no processo de sua educação e à liberação de seus impulsos para desenvolver as capacidades de deliberar e agir de modo inteligente. O artigo apresenta como conclusão que tanto Rousseau quanto Dewey podem ser postos em confronto direto com as tendências da pedagogia contemporânea que concebem a educação como uma mercadoria que deve servir não à fruição da vida, mas ao propósito de garantir à pessoa sucesso profissional e ascensão na hierarquia social e, à sociedade, progresso econômico e bom posicionamento na ordenação global das nações.Downloads
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Publicado
2018-04-25
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Seção
Artigos
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Como Citar
A presença de Jean-Jacques Rousseau no discurso educacional de John Dewey. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i1.8033. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8033. Acesso em: 15 out. 2025.