Dewey e os sofistas: a tirania do lógos e as bases para uma educação retórica

Autores

  • Tatiane da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v25i1.8035

Palavras-chave:

Democracia, Educação, John Dewey, Retórica, Sofistas

Resumo

A comparação dos princípios filosóficos e educacionais de John Dewey com as teses de filósofos que escreveram na Grécia Clássica constitui um recurso frutífero para compreender as concepções e propostas deweyanas. O presente trabalho analisa as concepções Sofísticas, especialmente as de Protágoras, Górgias e Hípias, juntamente com teorizações de Dewey, focalizando a relevância do lógos, entendido como comunicação, raciocínio, inteligência e deliberação em uma sociedade democrática, evidenciando a demanda por uma educação retórica. A metodologia utilizada para elaborar os marcos discursivos dos autores analisados é a análise retórica, cujo fundamento são as proposições aristotélicas retomadas por Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca (1996). A argumentação dos Sofistas e a de Dewey evidenciam que o desenvolvimento do homem e da inteligência humana se dá por meio do método experimental, quando os indivíduos se envolvem nas discussões a respeito da homonoia, dos consensos, que direcionam a vida da sociedade. Mediada pelos métodos democráticos de persuasão, raciocínio, comunicação, deliberação e debate, a participação viabiliza experiências mais amplas, ricas, emancipadoras e compartilhadas. O alcance e a concretização da participação dependem do acesso dos indivíduos a uma educação retórica que os habilite a examinar e julgar as diversas opiniões que se apresentam e criar novas perspectivas de ação.

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Biografia do Autor

  • Tatiane da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
    Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

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Publicado

2018-04-25

Como Citar

Dewey e os sofistas: a tirania do lógos e as bases para uma educação retórica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i1.8035. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8035. Acesso em: 15 out. 2025.