Práticas e vivências de avaliação das aprendizagens dos alunos: refletindo com professoras pedagogas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i1.8037Palavras-chave:
Aprendizagem. Avaliação. Diálogo. Processo. Reflexão.Resumo
Com o pressuposto de que o processo de avaliação da aprendizagem pode constituir o professor reflexivo, crítico, autônomo, dialógico, que respeita e valoriza sujeitos em formação, neste trabalho, objetivamos analisar os processos avaliativos desenvolvidos por professoras pedagogas atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e descritiva. Foi realizada com 24 professoras, egressas do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Maravilha (2004-2008). Os instrumentos para obtenção dos dados foram: questionário semiestruturado, grupo focal e fórum on-line. As reflexões embasaram-se, essencialmente, em Paulo Freire. Entendemos que o sistema tradicional de avaliação ignora as diferenças das crianças, as possibilidades de acompanhamento individual, controlando de forma genérica o cumprimento dos conteúdos escolares – o que suscita novas proposições. O professor é carregado de experiências que influenciam as escolhas por estratégias avaliativas e seus sentimentos no momento da avaliação.Downloads
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Publicado
2018-04-25
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Práticas e vivências de avaliação das aprendizagens dos alunos: refletindo com professoras pedagogas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i1.8037. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8037. Acesso em: 15 out. 2025.