O mal-estar da experiência no século XXI: desafios para uma nova pedagogia universitária
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v25i3.8565Palavras-chave:
Aprendizagem. Experiência. Extensão. Pedagogia. Universidade.Resumo
Com o objetivo de potencializar a extensão como mobilizadora da aprendizagem na educação superior, no presente artigo tematizam-se o Manifesto de Córdoba e sua crítica ao modelo instrucionista, no qual a docência detém a soberania do ensino. Em vista disso, argumenta-se, com base em Walter Benjamin (1994), acerca da abstenção da experiência na sociedade capitalista dos séculos XX e XXI e suas repercussões nefastas para o processo de assujeitamento. Em Jean Piaget (2008), busca-se referenciar a experiência como elemento fundamental para que o processo de aprendizagem se realize, tornando-se constituidor das subjetividades. Por fim, busca-se identificar na extensão universitária seu potencial significante para a construção de uma nova pedagogia universitária na qual a experiência é o elemento mobilizador dos processos de conhecer/saber.Downloads
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Publicado
2018-08-30
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
O mal-estar da experiência no século XXI: desafios para uma nova pedagogia universitária. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 588–601, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i3.8565. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8565. Acesso em: 15 out. 2025.