O mal-estar da experiência no século XXI: desafios para uma nova pedagogia universitária

Autores

  • Adriano José Hertzog Vieira Universidade de Passo Fundo Autor
  • Márcio Tascheto da Silva Universidade de Passo Fundo Autor
  • Bernadete Maria Dalmolin Universidade de Passo Fundo Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v25i3.8565

Palavras-chave:

Aprendizagem. Experiência. Extensão. Pedagogia. Universidade.

Resumo

Com o objetivo de potencializar a extensão como mobilizadora da aprendizagem na educação superior, no presente artigo tematizam-se o Manifesto de Córdoba e sua crítica ao modelo instrucionista, no qual a docência detém a soberania do ensino. Em vista disso, argumenta-se, com base em Walter Benjamin (1994), acerca da abstenção da experiência na sociedade capitalista dos séculos XX e XXI e suas repercussões nefastas para o processo de assujeitamento. Em Jean Piaget (2008), busca-se referenciar a experiência como elemento fundamental para que o processo de aprendizagem se realize, tornando-se constituidor das subjetividades. Por fim, busca-se identificar na extensão universitária seu potencial significante para a construção de uma nova pedagogia universitária na qual a experiência é o elemento mobilizador dos processos de conhecer/saber.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriano José Hertzog Vieira, Universidade de Passo Fundo
    Bacharel e licenciado em Filosofia (Unilasalle), mestre em Educação (Unisinos) e doutor em Educação (UCB). Assessor da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (gestão 2014-2018) da Universidade de Passo Fundo.
  • Márcio Tascheto da Silva, Universidade de Passo Fundo
    Licenciado em História, mestre e doutor em Educação. Docente no curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo. Coordenador da Divisão de Extensão (gestão 2012-2018) na mesma instituição.
  • Bernadete Maria Dalmolin, Universidade de Passo Fundo
    Graduada em Enfermagem e Obstetrícia (UFPel), residência em Saúde Mental Coletiva, especialização em Administração Estratégica em Saúde Mental Coletiva, mestra e doutora em Saúde Pública (USP). Docente e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo. Vice-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários (gestão 2012-2018) na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

O mal-estar da experiência no século XXI: desafios para uma nova pedagogia universitária. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 588–601, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i3.8565. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8565. Acesso em: 15 out. 2025.