Ciências da educação: a unidade necessária

Authors

  • Neida Maria Nunes Sepel Faculdades Franciscanas de Santa Maria – RS Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v3i1.14500

Keywords:

Educação

Abstract

O presente trabalho aborda a necessidade de superação da dicotomia teoria/prática, de articulação das consciências pedagógica e histórica, de contextualização das ciências auxiliare a fim de firmar e confirmar a ciência da Educação e a formação do educador-cidadão. Falar ou escrever sobre Educação é lugar-comum. Neste preciso momento, quantos estão a se dedicar a esta tarefa ? Em Educação, há os que pensam, os que discutem e os que fazem. A realidade educacional estaria bem diferente se essas três atividades fossem praticadas por todos os educadores. Entretanto, direta ou indiretamente, conscientemente ou não, intencional ou intuitivamente, todos os que pertencem a uma coletivida de são educadores em qualquer dos papéis sociais que assumem no grupo em que estão inseridos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-04-02

How to Cite

Ciências da educação: a unidade necessária. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 31–42, 2023. DOI: 10.5335/rep.v3i1.14500. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14500. Acesso em: 15 oct. 2025.