Cultura e práticas escolares: um olhar a partir das representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.2211Keywords:
Representação social. Cultura. Práticas escolaresAbstract
Este artigo tem como objetivo discutir relações entre representações sociais, cultura e práticas escolares, cuja compreensão possa sugerir um olhar mais atento aos saberes sociais que circulam no espaço escolar. O referencial teórico utilizado para analisar essas relações vincula-se à teoria das representações sociais. Três aspectos são analisados neste artigo: o primeiro é a existência de um campo simbólico formado por saberes que circulam na sociedade, os quais são estruturados e compartilhados pelos indivíduos, criando uma realidade familiar em que os sujeitos se reconhecem; o segundo aponta sistemas culturais atuando como sistemas imunológicos, permitindo que novos saberes científicos se difundam de forma heterogênea na sociedade, com alcance aos diferentes espaços sociais, dentre eles o escolar; o terceiro está relacionado ao surgimento de sistemas de referências que se constroem a partir da dialética entre cultura e novos saberes sociais e que atuam como guias das práticas escolares efetivadas pelos sujeitos no espaço escolar. É possível pontuar, por meio deste estudo, que interações entre representações sociais, cultura e práticas escolares promovem a formação de sistemas de referências que podem ser tomados como base analítica para planejamento e futuras transformações no espaço de ação dos profissionais da educação.Downloads
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2012-01-27
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Artigos
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Cultura e práticas escolares: um olhar a partir das representações sociais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 16, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2211. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2211. Acesso em: 16 oct. 2025.